EMEF “PEDRO PALÁCIOS”
PROJETO LEITURA
“O DOCE MUNDO DAS LETRAS”
VINHÁTICO-E.S.
2011
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Incentivo a leitura Infantil
LOCAL DE ATUAÇÃO: E.M.E.F. “Pedro Palácios”
DATA: Março de 2011
PESSOAL ENVOLVIDO: Toda a comunidade escolar (turno matutino e vespertino do 1º ao 5° ano)
TEMA: “O doce mundo das letras”.
INTRODUÇÃO
A leitura se constitui como um dos avanços à busca do conhecimento sistemático é aprofundado. Contudo, tem-se que em virtude de não se desenvolver o hábito da leitura, encontra-se algumas dificuldades nesse contexto, o que causa preocupações, pelo fato da leitura assumir um certo destaque no processo de aprendizagem.
Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado e à medida que ela cresce adquire o gosto por todos os tipos de leitura.
Ao ler a criança adquire a informação, possibilitando o desenvolvimento de sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, do encanto, e ao mesmo tempo em que a criança está se dividindo ao ser ler ou ao escutar uma história, ela também tem a oportunidade para desenvolver-se no sentido ético e cultural.
DESCRIÇÃO
O projeto surgiu da necessidade dos alunos terem maior contato com os livros infantis, despertando o gosto pela leitura e demonstrando-os durante a execução do projeto que o futuro de uma nação depende principalmente de uma boa educação. E a leitura é um dos requisitos primordiais para alcançarmos esse objeto, pois, pessoas que tem o hábito da leitura estão mais propensas a adquirir novos conhecimentos.
OBJETIVOS
Geral
- Incentivar á compreensão de que a leitura é de suma importância no seu cotidiano, além de ser uma grande fonte de entretenimento, lazer e um valioso instrumento para o conhecimento de mundo.
Específicos
- Formar hábitos e desenvolver habilidades de leitura;
- Enriquecer o conhecimento dos alunos através das histórias infantis;
- Conscientizar os alunos quanto à importância da leitura;
- Envolver a família e a comunidade na prática da leitura;
- Incentivar a pesquisa;
- Envolver alunos e professores em ações que desenvolvem a integração e o trabalho em equipe;
- Promover o contato com diferentes gêneros e tipos textuais, identificando e valorizando expressão da cultura local;
- Conhecer diversos personagens e autores.
JUSTIFICATIVA
A literatura infantil permite às crianças viajarem num mundo de encanto e cheio de surpresa, além de proporcionar bons momentos e novos conhecimentos. Tendo na leitura a chave para um bom aprendizado escolar cabe a escola promover ações que possibilitam aos alunos vivenciarem momentos agradáveis de leitura que favoreçam o desenvolvimento intelectual, a criatividade, bem como lazer e descontração.
Com esse objetivo elaboramos o Projeto: de Incentivo a leitura infantil, visando um trabalho para ser realizado no período de abril a novembro de 2010. Com propostas que desenvolvem interesse pela leitura, escrita e oportunizam o conhecimento de autores importantes na literatura infantil, buscando aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos e estabelecendo uma relação mais íntima do aluno com o livro.
DESENVOLVIMENTO
· Sensibilização na sala de aula oralmente sobre o tema para incentivar a participação de todos.
· Contadores de histórias e causos;
· Visitas a Biblioteca.
· Leituras e apresentações de livros.
· Confecção de murais com trechos de contos de fadas, fábulas, poesias...
· Pesquisa sobre a história do livro infantil;
· Confecção de livros criada pelos próprios alunos;
· Contar historinha relacionada ás figuras geométricas;
· Apresentação teatral dos clássicos da literatura infantil;
· Realização de uma feira cultural para trabalhos produzidos pelos alunos;
· Coletânea de Poesias;
· Concurso de poesias;
· Organização de coletâneas com textos produzidos;
· Teatro de fantoches;
· Dramatização de cantigas infantis;
· Vídeos de historinhas
· Filmes dos Clássicos Literários;
· Leitura de contos e fábulas;
· Roda de leitura;
· Produção de bilhetes, cartas, telegramas, convites, cartões de cortesia, propagandas e anúncios, pelos alunos;
· Contar piadas e anedotas;
· Leituras de histórias em quadrinhos;
· Participação dos alunos no LIED para digitar e ilustrar suas produções;
· Rodízio de professores para contagem de histórias;
· Durante o período do projeto, todas as turmas irão ter momento da leitura. Será utilizado um carrinho móvel contendo os livros infantis para a sala de aula. Essa ação será de responsabilidade de cada professor.
· Oficina de Leitura, Como troca de experiência entre os alunos e comunidade;
· Mar de histórias_ a atividade consiste em colocar no chão um grande tecido que pode ser escolhido com as cores que lembram o mar e neste tecido serão dispostos muitos livros, resvistinhas, jornais....Em volta dele, reunimos o grupo que fará parte da roda: professores, alunos, pais, funcionários da escola....
· Montar uma centopéia _ o professor irá desenvolver o hábito da leitura com o aluno através da montagem da centopéia, à medida que o aluno ler um livro ele ganhará uma peça para montar a sua centopéia e assim montará a centopéia com o maior número de peças o aluno que ler o maior número de livros.
· Atividades no LIED.
· Produção de músicas da origem e importância do livro, leituras de contos, cartas, receitas, cartões de cortesia, telegramas, propagandas, piadas e anedotas.
SUGESTÕES
ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO MOMENTO DE LEITURA:
· Leitura silenciosa e cópia da frase mais significativa;
· Leitura em voz alta e elaboração de desenhos;
· Leitura voz alta e elaboração de narrativas;
· Leitura silenciosa e elaboração de poesias;
· Leitura em voz alta e elaboração de receitas;
· Leitura oral feita pelo professor r produção de propagandas
· Leitura sem voz alta de textos informativos e busca do tema principal;
· Leitura de noticias e produção de charges;
· Leitura e produção de panfletos;
· Leitura silenciosa e produção de cartas enigmáticas;
· Oficinas literárias (contos, poesias...) dobraduras, recortes, colagens...;
· Leitura silenciosa e elaboração de parlendas, cantigas de rodas, trava-língua, provérbios;
· Leituras e apresentação de cartazes com incentivos à leitura;
· Leitura e elaboração de classificados poéticos;
· Leitura de reportagens e elaboração de manchetes/ gráficos/ tabelas;
· Círculo de leitura oral;
· Leitura compartilhada
· Coro falado de poesias;
· Jogral com temas diversos;
· Sarau de poesias;
· Contador de causos e anedotas;
Autores a serem pesquisados
· Ziraldo Alves Pinto
· Ruth Rocha
· Monteiro Lobato
· Maria Clara Machado
· Pedro Bandeira - autor de Chapeuzinho vermelho.
· Eva Furnari
· Carlos Queirós Telles
· Lúcia Pimentel Góes
· Fernando Sabino
· Bartolomeu Campos Queirós
· Clarice Lispector
· Cecília Meireles
· Vinícius de Moraes
CULMINÂNCIA
· Participação dos pais e comunidade;
· Apresentação de danças;
· Dramatização pelos alunos;
· Contadora de historias, de causos, anedotas e piadas;
· Exposição do cantinho de leitura e etc.
RECURSOS
Humanos
Professores, diretor, coordenador, mediador, secretários, alunos, comunidade, pais, voluntários..
.
MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, livros infantis, murais, materiais, didático pedagógico, cartolinas, pincéis, computador, vídeos, televisão, data show, e outros...
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário