quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DO PROJETO AGRINHO 2011


Relatório do projeto agrinho da Escola “Pedro Palácios”

Considerando que o Projeto tem como objetivo a formação de condutas empreendedoras, que a metodologia dos treinamentos realizados, bem como da orientação dada aos trabalhos práticos apresentados na Feira, propõem-se a despertar interesse e motiva os alunos. Considerando, também, que alguns jovens vivenciam durante esse período experiências significativas e desafiadoras, pode-se inferir que o Projeto trará repercussões a médio e longo prazo, pois o mesmo propiciou a oportunidade para que uma parcela destes jovens revelasse seu potencial e adquirisse autoconfiança suficiente para continuarem investindo em seus talentos.
O cuidado com o desenvolvimento do Projeto, o aperfeiçoamento de sua metodologia, o engajamento de outros parceiros que fazem parte da comunidade onde os jovens estão inseridos, torna a experiência cada vez mais real e intensa e poderá promover desdobramentos que serão observados daqui a 5 ou 10 anos, mas que já podem ser mensurados de forma valorativa pelo jovem que passa hoje por esta atividade.
Dessa forma, procurou-se durante o trabalho demonstrar os pressupostos hipotéticos levantados no inicio, primeiro, no tocante ao curto prazo; mediante apresentação dos dados empíricos dos relatórios de acompanhamento do projeto, bem como da análise de dados secundários obtidos através de avaliação de reação cujos indicadores discutidos são um indício da repercussão comportamental que o projeto pode promover, e segundo, no longo prazo; a partir da discussão teórica do desenvolvimento do adolescente e sua formação profissional e dos requisitos necessários para o despertar do comportamento empreendedor, ressaltado principalmente por meio da demonstração da metodologia que se avalia como pertinente por aproximar o jovem dos problemas da vida real e instrumentalizá-lo de tal modo que possa buscar e alcançar coerência e congruência com as suas demandas interiores e exteriores, além de priorizar, em muitos aspectos, muito mais a formação do ser, em detrimento do saber, o que é apropriado para o despertar de comportamentos empreendedores. Obviamente, não é possível generalizar o impacto, pois se lida com pessoas que são subjetivas e que, por conta disto, cada um apresentará um índice de aproveitamento e de prática a cerca do que foi vivido no curso.
No entanto, também, urge ressaltar as limitações impostas pela própria metodologia de acompanhamento do caso, dado o pouco tempo de existência do projeto (2001 a 2003), bem
como sua metodologia de acompanhamento por não contemplar um levantamento sistemático das repercussões do Projeto, mesmo que amostral, no longo prazo. O que, de certa forma compromete as conclusões do trabalho por ser nesse recorte de tempo que se pressupõem as maiores contribuições para a comunidade/sociedade, como discutido. Sendo assim, cabe salientar a importância de avaliações de projetos dessa natureza, de modo que seja possível, no longo prazo, verificar empiricamente sobre os alunos que realmente empreenderam, inventaram e inovaram no seu futuro.
Outro fato que merece ser destacado, que não foi discutido durante a análise, pois não se constituiu em objetivo do trabalho, é a configuração da rede adotada para realização do projeto, que carece de estudo especifico, como base de aprendizagem para futuras iniciativas que principalmente não busquem “reinventar a roda” mas, ressaltar as competências já desenvolvidas nos parceiros. O alcance e a dimensão tomada pelo programa são os principais fatos que ressaltam a pertinência de ações dessa natureza. O Projeto Empreendedorismo na Escola é uma iniciativa que conta com muitos parceiros, que tornaram essa experiência possível. Educação continuada, formação transdisciplinar e educação com base na cooperação são, também, aspectos que podem ser ponderados para otimizar o desenvolvimento dos próximos projetos. Assim como questionar: a que modelo político-sócio-econômico serve o desenvolvimento do empreendedorismo?












Nenhum comentário:

Postar um comentário